Reggio Emilia, a mais importante referência pedagógica da Escola Perdizes Agnus Dei

Reggio Emilia é uma cidade italiana que se tornou inspiração para escolas do mundo inteiro. A abordagem pedagógica de Reggio enfatiza a importância do ambiente e das relações interpessoais na aprendizagem das crianças. Considera a criança como um indivíduo competente, capaz de construir seu próprio conhecimento a partir de suas interações com o mundo e as pessoas.

A Escola Perdizes Agnus Dei inspira-se nos consagrados ensinamentos de Reggio Emilia. Acreditamos na aprendizagem baseada em projetos, por meio dos quais as crianças exploram temas e ideias relacionadas aos seus interesses, fazendo perguntas e investigações.

Entendemos que o ambiente é, ele próprio, um “terceiro educador”. Valorizamos por isso o ambiente físico na educação das crianças. Na Perdizes, os ambientes foram projetados para serem estimulantes, ricos em materiais e recursos, onde as crianças podem explorar e aprender de forma autônoma.

Consideramos fundamental a documentação pedagógica como uma forma de acompanhar e registrar o processo de aprendizagem das crianças. E também como um recurso útil para a reflexão e o planejamento dos educadores.

Incentivamos a colaboração entre crianças, educadores e famílias, reconhecendo a importância de todas as partes envolvidas no processo educativo. Valorizamos os espaços dedicados à exploração artística e criativa no processo de aprendizagem das crianças.

Assim como Reggio Emilia, nossa Escola reconhece que as crianças se expressam e aprendem de várias maneiras. Incentivamos, por isso, a exploração de diferentes linguagens, como arte, música, movimento, dramatização e linguagem escrita e oral.

Somos a Escola Perdizes Agnus Dei. Temos história, experiência e uma consagrada proposta pedagógica. Venha nos conhecer.