Volta às aulas presenciais com segurança e muito afeto

Depois de um ano desafiador, a Escola Perdizes Agnus Dei dá as boas-vindas ao segundo semestre de 2021 com aulas presenciais e sem limitação de alunos. Leia o artigo de Rosana Páscoa, diretora da Escola.

O último ano foi desafiador para a educação e especialmente complexo para a Escola Perdizes Agnus Dei. Assim como aconteceu com todas as escolas, a Agnus Dei aderiu ao isolamento social e adaptou-se ao ambiente online, tão incomum à Educação Infantil, para manter-se próxima às crianças e a sua comunidade. E não foi fácil. O aprendizado por meio das brincadeiras em grupo e o contato com o outro, com o meio e com a natureza, são princípios básico da Educação Infantil. Adaptar essa convivência às plataformas digitais para manter os vínculos foi um grande desafio.

Mas o comprometimento da nossa equipe e as contribuições das famílias, que exerceram papel fundamental nesse processo, foram fatores essenciais para a superação desse desafio. A colaboração das famílias também foi importantíssima mais tarde, quando pudemos voltar com um número limitado de alunos seguindo os protocolos sanitários. Agora, é com muita alegria e segurança que começaremos o segundo semestre de 2021 juntos novamente.

A partir de 2 de agosto, a Escola Perdizes Agnus Dei irá retomar as atividades presenciais sem a limitação de número de alunos. Naturalmente, o distanciamento social, o uso de máscaras, a constante higienização dos objetos e dos ambientes e a atenção à saúde das crianças permanecerão rigorosos neste segundo semestre como foi no primeiro. Além disso, a maioria dos nossos professores já está vacinada, assim como boa parte dos colaboradores da Escola. Todos esses fatores garantirão uma volta às aulas ainda mais segura em agosto.

Atividade sobre povos indígenas realizada em abril

Neste segundo semestre também acontecerá a Mostra Cultural sobre o projeto “Bioma Amazônico: Conhecendo para preservar”, que vai abordar a importância da preservação dos recursos naturais e da cultura dos povos indígenas. Em novembro nos encontraremos para apresentar os trabalhos que as crianças produziram durante as vivências sobre o tema.

É verdade que estamos muito felizes e animados com esse retorno. No entanto, é importante ressaltar que ele acontecerá de forma cautelosa. O acolhimento será feito com muito afeto e compreensão. Os vínculos com as crianças e entre os grupos serão retomados de forma gradual e cuidadosa. Apesar do avanço da vacinação na cidade de São Paulo e dos números otimistas, a pandemia que ainda nos afeta nos deixou marcas que devem ser consideradas. Esse será o cuidado que a equipe da Escola Perdizes Agnus Dei continuará tendo com sua comunidade.

Rosana Páscoa
Diretora da Escola Perdizes Agnus Dei