Escola, um canteiro de ideias
O papel da escola é ser um “canteiro de ideias”, é estimular a criança a ser protagonista de seu aprendizado. Cabe deixá-la explorar caminhos, realizar descobertas, desenvolver habilidades, manter livre a curiosidade, fazendo tudo isso com a ferramenta mágica do imaginário lúdico.
Esse é o jeito como a Escola Perdizes Agnus Dei vê a criança e entende a educação.
Com a observação atenta desses momentos, da escuta atenciosa, do respeito e de muito afeto, a equipe pedagógica da Agnus Dei leva em conta os caminhos apontados pelas crianças e lhes oferece as ferramentas e os meios que vão conduzir a um aprendizado valioso, que segue ativo na vida e no comportamento de cada uma





Brincar é fundamental à criança
Brincar é uma atividade absolutamente essencial na vida de uma criança. É o que a faz construir progressivamente a consciência de si e do mundo. Na Agnus Dei, as brincadeiras não têm passo a passo.
Não são orientadas por regras ou por um “modo de fazer” específico. No lugar disso, entra o planejamento dos ambientes e dos materiais, que ficam disponíveis para as crianças de forma a provocar nelas a curiosidade e a vontade de investigar.
Durante essas brincadeiras, as crianças levantam hipóteses, experimentam cenários, interpretam situações, encaram desafios e encontram soluções em grupo.
Brincando ao ar livre, exploram a natureza e seus elementos, as texturas, as cores, os cheiros e os sabores. Na horta e cuidando das galinhas – as mascotes da Agnus Dei –, observam e aprendem mais sobre os animais, passando aos poucos a compreender seu papel na natureza, a respeitar seus limites e a preservar os recursos naturais.
Brincando no Ateliê de Artes, elas aprendem novas formas de se expressar, experimentam novos usos dos objetos. Na Sala Investigativa, são estimuladas a soltar a criatividade. Elas observam as luzes e as sombras, as formas dos objetos, constroem os cenários de sua imaginação com a ajuda dos colegas e das professoras.
A música, o movimento e as línguas portuguesa e inglesa entram também na rotina das crianças de forma muito lúdica, ampliando o repertório delas para novas brincadeiras.
Na Agnus Dei, elas são incentivadas a imaginar, a criar e a recriar. E a compartilhar com o grupo suas dúvidas, suas descobertas e tudo o que brilha os olhos!
Do norte da Itália para a Agnus Dei
A Agnus Dei sempre se apoiou no construtivismo, a linha pedagógica desenvolvida por Jean Piaget, psicólogo suíço, biólogo e mestre de epistemologia, que é considerado um dos maiores pensadores do século 20. No construtivismo, acredita-se que os estudantes não são meros aprendizes, mas indivíduos com história, com habilidades e competências e capacidade para liderar seu processo de aprendizagem.
As práticas pedagógicas se transformaram no decorrer dos anos. Novos conceitos sobre como aprender na Educação Infantil surgiram com a chegada do século 21. Era preciso acompanhar as mudanças que aconteciam rapidamente para oferecer às crianças uma educação condizente com o seu tempo.
A Direção da Agnus Dei passou a buscar experiências bem-sucedidas na Ásia e na Europa, viajando a vários países para conhecer como a Educação Infantil acontecia nas melhores escolas do mundo. E encontrou na pequena cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália, uma grande referência para seu trabalho.
Hoje, muito da prática pedagógica que existe na Agnus Dei é inspirada na abordagem de Reggio Emilia, que tem como um de seus principais pilares o conceito de que a criança é centro – e família e escola estão juntas para escutá-las, respeitá-las como indivíduos e dar a elas os recursos necessários para que aprendam, se relacionem e desenvolvam seus potenciais.