Atividades

Dias repletos de descobertas

A Perdizes Agnus Dei oferece uma rotina às crianças. Ao chegar na escola, as atividades do dia são apresentadas aos alunos por meio de uma roda de conversa com a professora. Já sabendo quais atividades farão naquele dia, as crianças logo se apropriam dessa rotina, sentindo-se seguras e animadas para começar. Esses momentos também proporcionam o fortalecimento da comunicação entre o grupo.

E os dias na Perdizes Agnus Dei são muito produtivos! Passe pelas abas do quadro abaixo para saber um pouco mais.

A arte é um meio especialmente rico para estimular o desenvolvimento infantil. Por meio dela, as crianças podem expressar suas emoções e percepções do mundo. Nossa intenção não é formar artistas. É abrir canais para que os alunos possam usar cores, tecidos, madeiras, papeis, objetos reciclados e tudo o mais que possa ser útil para esse exercício criativo e expressivo.

No nosso Ateliê de Artes, as atividades lançam mão dos mais diversos recursos e materiais. As crianças observam, apreciam e experimentam diferentes materiais nas suas produções. São momentos divertidos em que elas desenvolvem naturalmente o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade.

Equilibrar-se, pular sobre objetos, saltar de um ponto a outro, subir e descer com segurança… Desafiar o próprio corpo! As brincadeiras que envolvem a psicomotricidade são fundamentais para o desenvolvimento motor e emocional da criança. Explorando os movimentos e encarando pequenos desafios, as crianças interagem com o espaço sentindo-se mais seguras e confiantes.

A Perdizes Agnus Dei oferece ambientes repletos de materiais que podem ser usados pelas crianças em diversas brincadeiras, como a construção de cenários. Quando a brincadeira exige um trabalho em grupo, elas conversam, se ajudam e encontram soluções criativas na hora de pôr os planos em prática.

Essas construções não se perdem no dia seguinte. Os projetos iniciados pelas crianças nessas brincadeiras são mantidos, de forma que elas podem, na próxima vez que visitarem esses ambientes, dar andamento à brincadeira – ou até criar algo totalmente diferente.

Os pequenos também adoram brincar e explorar as formas dos brinquedos apoiando-os na mesa de luz. As professoras, claro, estão sempre acompanhando os alunos em suas investigações, ajudando-as nesse caminho de descobertas.

A interação com a natureza é um caminho incrível para estimular aprendizagens significativas. Na Perdizes, as crianças brincam com gravetos e pedras, colhem folhas, observam pequenos insetos, regam a horta, molham os pezinhos na água, misturam água à areia e descobrem a lama…

Esse contato com os elementos da natureza proporciona a descoberta de novas texturas, cheiros, cores… E aguça ainda mais a curiosidade das crianças, levando-as a explorar o meio-ambiente e aprender de forma prazerosa.

O contato com a natureza, que acontece todos os dias, naturalmente leva as crianças ao desejo por descobrir mais sobre o meio ambiente em que vivem. Como se comportam os animais, como funciona o ciclo de vida das plantas e das flores e como as relações se estabelecem na natureza são aspectos que fascinam as crianças.

Por isso, as atividades propostas em conjunto com o professor especialista em Biologia são fundamentais na Perdizes Agnus Dei. Isso acontece, por exemplo, quando as crianças se prontificam a ajudar no cuidado dos animais que vivem na escola – como as abelhas Jataí, que não têm ferrão, e as galinhas. Nesses momentos, as crianças experimentam, observam, levantam hipóteses sobre o comportamento desses e de outros bichos.

As investigações são estimuladas pelo professor de Biologia e incentivadas pelas professoras. Conhecendo mais sobre os animais, as crianças aprendem a respeitá-los e a preservá-los.

Esses são alguns exemplos de aprendizados significativos que acontecem diariamente na Escola.

O processo da linguagem escrita tem início antes da criança frequentar a escola. A escrita está presente em todas as etapas da vida.

Ouvir histórias diariamente, o contato com livros, apropriar-se do próprio nome, reconhecer o nome dos amigos, saber os nomes das histórias, brincar com letras e números estabelece as primeiras descobertas da leitura e da escrita.

O interesse da criança com o ambiente alfabetizador acontece espontaneamente entre três e cinco anos.

Na Escola Perdizes Agnus Dei, respeitamos o tempo de cada criança. O contato com letras e números caminha com os interesses dos pequenos.

Brincar de amarelinha, esconde-esconde dos nomes, jogos de tabuleiro e diversas propostas lúdicas estabelecem os primeiros passos no processo de pré-alfabetização.

As aulas extras de inglês e de música complementam o aprendizado. As crianças aumentam o repertório de novas palavras e expressões na língua estrangeira de forma lúdica e muito natural. As aulas de música proporcionam o conhecimento de novos sons e ritmos, de instrumentos musicais e também de imaginário. Na Educação Física, as crianças aprendem a competir de forma saudável, a comemorar as conquistas e a lidar também com as derrotas.